Crianças e jovens do Núcleo Artevida participam de vivência “Horta Caseira”

Atividade será realizada neste sábado (29), das 15 às 16 horas, na sede do Núcleo Artevida no bairro Bonsucesso. Vivência é promovida pela prefeitura para incentivar a alimentação saudável e a valorização da natureza através do contato com a terra.

Crianças e adolescentes do Núcleo Artevida, projeto social que atua nos bairros Bonsucesso e Novo Wenzel, participam da vivência “Horta Caseira” que dá dicas sobre plantio e cultivo de verduras. A atividade é promovida pela prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. A vivência será realizada neste sábado (29), das 15 às 16 horas, na sede da entidade que fica na Rua 15, número 432, Bonsucesso. A vivência terá ainda a participação da equipe técnica e professores do núcleo, além de familiares dos jovens atendidos.

“A vivência Horta Caseira tem como objetivo ressaltar a importância da natureza através do contato com a terra”, explica Emilio Cerri, secretário de Agricultura. Os participantes recebem orientações sobre plantio e cultivo de verduras de forma artesanal para a implantação de horta em pequenos espaços no quintal de casa ou até mesmo em vasos e outros utensílios. O material necessário para a atividade – mudas, terra e embalagens – é fornecido pela secretaria.

A vivência será realizada pelo diretor municipal de Silvicultura, Sérgio Litholdo. “Queremos incentivar a produção e o consumo de alimentos naturais cultivados sem agrotóxicos”, afirma. De acordo com ele, muitos dos alimentos de origem vegetal consumidos pela população estão contaminados por resíduos de defensivos agrícolas e o ideal é que a sociedade busque alternativas saudáveis, como o cultivo familiar de verduras.

A vivência “Horta Caseira” vem sendo realizada em escolas e entidades desde o início do ano. Até o momento, foram feitos quase 260 plantios com a participação de crianças e adultos. As últimas aconteceram na escola municipal “Professora Maria Isabel Soares”, no bairro do Estádio, e na Pastoral das Crianças da Paróquia Santo Antônio no bairro Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *