Fundação de Saúde adquire novo aparelho de raio-X para o PSMI

 

Um novo aparelho de raio-X foi adquirido pela Fundação de Saúde de Rio Claro para substituir o antigo aparelho do Pronto Socorro Municipal Integrado (PSMI). Também foi adquirida uma digitalizadora de imagens radiográficas, que elimina os filmes e seus produtos químicos. Os recursos para a compra, um total de R$ 248 mil, são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Freire.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressalta que a iniciativa é uma nova medida do programa Mais Saúde, implantado pelo novo governo para melhorias na rede pública municipal de saúde. Remédios gratuitos aos finais de semana e feriados, novas unidades de saúde e ações para ampliar as consultas, exames e pequenas cirurgias são algumas das medidas do Mais Saúde.

O antigo aparelho de raio-X do PSMI, inativo há alguns meses, estava inadequado para uso, e todo exame de radiografia vem sendo feito por empresa contratada pela Fundação. “Além de ter custo zero para a Fundação, esse novo aparelho irá possibilitar maior conforto para os pacientes e também faremos economia não precisando mais contratar a empresa para realização dos exames”, declarou o secretário de Saúde de Rio Claro, Djair Cláudio Francisco.

“Outro benefício importante é a eliminação dos filmes de radiografia que, além de custarem muito caro, utilizam produtos químicos”, acrescentou o secretário.

Os novos equipamentos deverão chegar nos próximos dias e estarão funcionando a partir de agosto, após uma pequena reforma na sala de raio-X do PSMI.

A Fundação estuda também instalar o sistema de digitalização de imagens radiográficas, que eliminam o uso dos filmes, nas outras unidades de raio-X, nas unidades de pronto-atendimento do Cervezão e da Avenida 29. Esse sistema possibilita ainda maior agilidade nos exames e a disponibilidade de abertura dos mesmos em até quatro computadores simultaneamente e online.

Um novo plano de manutenção preventiva nos aparelhos de raio-X das duas UPAs também está em elaboração pelo setor de licitações da Fundação de Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *