Fundação de Saúde de RC apresenta trabalhos em encontro de Fonoaudiologia

 

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), regional de Rio Claro, vinculado à Fundação Municipal de Saúde, apresentou dois trabalhos na quinta edição da Mostra de Fonoaudiologia na Saúde Pública do Estado de São Paulo, realizada junto com o primeiro Fórum Sobre Atuação Fonoaudiológica no SUS: desafios e propostas. As atividades foram realizadas semana passada na PUC, em Campinas.

Os projetos apresentados pelo Cerest Rio Claro foram “Atenção ao trabalhador exposto a ruído no trabalho” e “Atenção à Saúde Vocal”, que
propõe intervenção e treinamento de profissionais que têm na voz o principal instrumento de trabalho, como locutores e professores.

A “Atenção à Saúde Vocal” desenvolvida pela Fundação Municipal de Saúde inclui atividades preventivas, terapêuticas, educativas com o objetivo de reduzir a incidência de casos de alterações e perdas de voz entre profissionais. Para isso são realizadas oficinas de orientação de saúde vocal, trabalhos com grupos de aperfeiçoamento em voz, atendimentos individuais (no setor de fonoaudiologia do Cerest) e vigilância em ambientes de trabalho.

Essas ações incluem ainda o Programa de Prevenção e Sensibilização Sobre Voz e Audição, dirigido às crianças com disponibilização de material específico para educação vocal de alunos de Educação Infantil.

O Fórum Sobre Atuação Fonoaudiológica no SUS foi promovido pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia 2ª Região/SP, com o objetivo de abrir espaço para a divulgação de experiências em fonoaudiologia, área em que o Cerest de Rio Claro é uma das referências nacionais.

O município oferece atendimento de fonoaudiólogos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na Atenção Básica, na Atenção Especializada e também em procedimentos para Alta Complexidade. Sob a gestão da Fundação de Saúde, o Cerest regional abrange as cidades de Rio Claro, Analândia, Araras, Conchal, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Leme, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição e Santa Gertrudes.

Entre as ações do Cerest estão a assistência à saúde do trabalhador, ações educativas e vigilância em saúde. Mais informações sobre o trabalho do Cerest podem ser obtidas na sede da regional de Rio Claro, que fica na Avenida 9, 204, Centro, ou pelo telefone 3525-2080. O e-mail é cerestrioclaro@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *