Pré-conferência em Vigilância em Saúde tem representantes do estado e município

 

Cerca de 80 pessoas participaram na manhã de sexta-feira (12) em Rio Claro da segunda pré-conferência em Vigilância em Saúde, que debate novas propostas para o setor.

A pré-conferência foi realizada no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM) e teve entre seus objetivos definir os temas que vão nortear a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde de Rio Claro, que acontecerá no dia 10 de junho. A atividade foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Fundação de Saúde de Rio Claro e contou com a participação de representantes estaduais das vigilâncias em Saúde.
Estiveram presentes Luiz Alberto Buschinelli Carneiro, do Grupo de Vigilância Sanitária do Estado (GVS – Piracicaba), e Benvinda Guilherme e Heloisa Helena, do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado (GVE – Piracicaba).
Dois novos temas centrais nortearam a discussão entre os participantes. O primeiro tratou da gestão de risco de estratégias para a identificação, planejamento, intervenção, regulação, ações intersetoriais, comunicação e monitoramento de riscos, doenças e agravos à população. O segundo tópico foi a participação social no fortalecimento da Vigilância em Saúde.

A princípio a programação incluía mais duas pré-conferências. Uma na próxima sexta (19) e outra no dia 26 deste mês, porém a do dia 19 foi cancelada. “Na mesma data haverá outros dois eventos relacionados à saúde”, explica José Domingos de Almeida, presidente do Conselho Municipal de Saúde, acrescentando que “já avançamos nas discussões dos eixos, portanto é possível finalizar as propostas no dia 26”.

A próxima pré-conferência será então no dia 26 de maio, no NAM. O evento é aberto ao público e não há necessidade de inscrição prévia. As propostas apresentadas e aprovadas no município serão levadas para as conferências estadual e nacional e podem se tornar políticas públicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *