Educadores participam de Simpósio da Educação em Rio Claro

 

Profissionais vão se reunir por dois dias na próxima semana para discutir assuntos relacionados à educação. Simpósio terá oficinas, palestras, mesas redondas, relatos de experiência, entre outras atividades.

Centenas de educadores participam na terça e quarta-feira da próxima semana, dias 11 e 12 de julho, do 24º Simpósio Rio-clarense de Educação, que terá como tema “Pensar e Agir como Sistema de Educação: Fortalecendo as Bases”. O evento é organizado pela prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal da Educação. O simpósio terá diversas atividades como oficinas pedagógicas, palestras, mesas redondas e sessões de comunicação com relatos de experiência.

A proposta do simpósio é refletir sobre a atuação dos profissionais da educação no trabalho integrado de uma rede de ensino. “O tema do simpósio se propõe a discutir a necessidade de uma organização lógica, coerente e eficaz, entre todas as unidades escolares, ou seja, a necessidade de pensar e agir como uma rede de ensino”, explica o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira. Simone Gonçalves Reganhan, diretora do Departamento Pedagógico e de Supervisão Escolar da Secretaria da Educação, comenta que “essa discussão será um passo largo para um processo de construção do currículo integrado na rede municipal de ensino de Rio Claro”.

As atividades terão início às 7h30 de terça-feira (11) com exposição e estandes de venda de materiais pedagógicos no Claretiano Faculdade. Das 8 às 12 horas serão realizadas oficinas pedagógicas teóricas e práticas, sendo uma delas no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) no bairro Mãe Preta. No período da tarde, das 13h30 às 17h30 no Claretiano, haverá sessões com relatos de experiência e debate mediado.

A cerimônia de abertura do Simpósio de Educação será realizada a partir das 18h30 no Centro Cultural “Roberto Palmari”. O evento começa com apresentação cultural, prossegue com fala das autoridades e a palestra “Teoria pedagógica e Sistema Municipal de Educação” que será ministrada pelo professor Newton Duarte, da Unesp de Araraquara.

As atividades continuam na quarta-feira (12) com mesas de debates com especialistas de várias instituições de ensino. Os palestrantes vão discutir os temas: “Transição: Educação Infantil e Ensino Fundamental”, “A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Desafios e Possibilidades do Ensino Colaborativo”, “Liberdade de Ensino e Pluralidade de Ideias e Concepções Pedagógicas”, “A Crença Religiosa Enquanto Direito Humano e a Laicidade do Estado”, “Relações da Cidade: da Infância à Juventude” e “EJA: Escola, Sociedade e Juventude”.

O simpósio será encerrado com oficina virtual para avaliar as atividades desenvolvidas durante os dois dias do encontro. Os participantes do Simpósio da Educação terão direito a certificado que estará disponível a partir de 1º de agosto. Mais informações sobre o simpósio podem ser obtidas no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *