Escola Luiz Martins Rodrigues​ ​ Filho vence a gincana ambiental

 

Ação resultou na coleta de nove toneladas de material reciclável. Duas mil crianças participaram.

A grande campeã da gincana ambiental de Rio Claro foi a escola Luiz Martins Rodrigues Filho, com 1.413 pontos. A premiação foi realizada segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, durante o encerramento da gincana, realizada pela prefeitura por intermédio das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Assistência Social, em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade e a comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, participou do evento, realizado no Centro Cultural “Roberto Palmari. “As crianças são a semente do amanhã e é fundamental envolvê-las em ações ambientais”, disse, destacando que a participação dos estudantes ajuda a criar um amanhã melhor.

A presidente do Fundo Social do município, Paula Silveira Costa, destacou que é imprescindível ter, desde criança, a consciência sobre a temática do meio ambiente. “Os alunos são agentes multiplicadores e ajudam a levar para pais, amigos e vizinhos o que foi ensinado a elas”, observou.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Antonio Penteado, e os vereadores Julinho Lopes e Seron, também estiveram presentes na atividade. As sete escolas participantes, seis municipais e uma estadual, foram premiadas com medalhas e moções de aplauso. As três primeiras também receberam um aparelho de DVD cada.

Para elaborar a pontuação das escolas, foi feita uma média do total de material arrecadado pelo número de alunos de cada escola. Em sétimo lugar, com 264 pontos, ficou a escola Victorino Machado. Em sexto, com 301 pontos, ficou a escola Estadual Oscar de Almeida. Em quinto, com 576 pontos, ficou a escola Rubens Foot Guimarães, seguida pela escola Dante Egreggio, que somou 588 pontos.

Na terceira colocação a escola Antonio Maria Marrote somou 781 pontos. Em segundo, com 1.171 pontos, ficou a escola Jovelina Moratelli. A escola vencedora, Luiz Martins Rodrigues Filho, ganhou, além das medalhas e do aparelho de DVD, um “Dia do Lazer”, que será em data a ser escolhida pela escola, com escorregador inflável, pula-pula, algodão doce e pipoca.

A Gincana Ambiental contou com o apoio da Ambientelix Serviços Ambientais Ltda, e Moveleiro Móveis. A iniciativa envolveu cerca de dois mil alunos de escolas do município, além da comunidade, com coletas de materiais recicláveis. “A Gincana Ambiental foi extremamente positiva. Estamos criando um futuro mais consciente sobre esse tema”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Antonio Penteado.

Ao todo, foram arrecadadas aproximadamente nove toneladas de material reciclável como papel, plástico, papelão e vidro. Além destes, também foram recolhidos 10.140 materiais de escrita, 547 esponjas de limpeza, 2712 tubos de pasta de dente, 1863 litros de óleo de cozinha e quase 145 quilos de pilhas e baterias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *