Palestras sobre gestão documental encerram Semana de Arquivos em Rio Claro

 

O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro encerra nesta quinta-feira (8) a I Semana Nacional de Arquivos com realização de duas palestras na sede da autarquia que fica no Núcleo Administrativo Municipal (NAM – Rua Dr. Eloy Chaves, 3265, Alto do Santana). O evento será realizado das 14 às 17 horas e a participação é gratuita. A atividade faz parte das comemorações do aniversário de 190 anos de Rio Claro, celebrado no dia 24 de junho.

A população está convidada a prestigiar a explanação dos técnicos do Arquivo do Estado de São Paulo, Márcio Amêndola de Oliveira e Marcelo Henrique de Assis que vão discutir os temas “A gestão documental e o acesso à informação nos municípios paulistas” e “Processo de elaboração da Tabela de Temporalidade de Documentos e os resultados da gestão documental no Estado”.

Os palestrantes vão discorrer sobre as determinações legais da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (Cada) e as atribuições do poder público em relação à gestão e à proteção especial aos documentos de arquivo, bem como com as disposições sobre a responsabilidade do agente público pela preservação adequada dos documentos produzidos, recebidos e acumulados no exercício de seu cargo ou função, ou deles decorrente. A superintendente do Arquivo, Mônica Frandi Ferreira, destaca a importância de aprender a lidar com os documentos produzidos e recebidos. “Tudo o que se produz tem importância, tanto do ponto de vista jurisdicional como histórico”, afirma.

A I Semana Nacional de Arquivos é promovida pelo Arquivo Nacional, Fundação Casa Rui Barbosa, Ministério da Cultura e Ministério da Justiça e Segurança Pública, e conta com eventos culturais em todos os arquivos públicos e privados brasileiros até sábado, dia 10 de junho. Em Rio Claro o evento começou na segunda-feira (5) com Caminhada Cultural, realizada com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Na terça-feira (6) teve Bate-papo Cultural sobre o movimento integralista brasileiro e na quarta foi realizado o evento “Casa Aberta: Conhecendo o APHRC”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *