Arquivo Público realiza Casa Aberta nesta quarta-feira

 

Autarquia apresenta instalações e atividades desenvolvidas a membros do poder público e imprensa. Atividade faz parte da programação da 1ª Semana Nacional de Arquivos que acontece até sábado (10) em todo o país.

O Arquivo Público e Histórico “Oscar de Arruda Penteado” realiza nesta quarta-feira (7), a partir das 9 horas, o evento “Casa Aberta: Conhecendo o APHRC”. A atividade faz parte da programação da I Semana Nacional de Arquivos que acontece até sábado (10) em todo o país, promovida pelo Arquivo Nacional e Fundação Casa de Rui Barbosa. Em Rio Claro, as atividades prosseguem até esta quinta-feira (8). As atividades fazem das comemorações dos 190 anos de Rio Claro.

O evento desta quarta-feira (7) tem como objetivo apresentar as instalações e atividades desenvolvidas pela autarquia para representantes do poder público e imprensa. “Nosso intuito é informar sobre as atribuições legais da autarquia e o trabalho desenvolvido nos setores do Arquivo Permanente ou Histórico, do Arquivo Intermediário e da Difusão do Acervo”, explica Mônica Frandi Ferreira, superintendente do Arquivo Público.

A Semana de Arquivos de Rio Claro será encerrada nesta quinta-feira (8) com as palestras “A gestão documental e o acesso à informação nos municípios paulistas” e “Processo de elaboração da Tabela de Temporalidade de Documentos e os resultados da gestão documental no Estado”. Os temas serão apresentados pelos técnicos do Arquivo do Estado de São Paulo, Márcio Amêndola de Oliveira e Marcelo Henrique de Assis. O evento será realizado das 14 às 17 horas, na sede da autarquia que fica na Rua Dr. Eloy Chaves, 3.265, Alto do Santana.

Os palestrantes vão discutir as determinações legais da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (Cada) e as atribuições do poder público em relação à gestão e à proteção especial aos documentos de arquivo, bem como as disposições sobre a responsabilidade do agente público pela preservação adequada dos documentos produzidos, recebidos e acumulados no exercício de seu cargo ou função, ou deles decorrente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *