Bate-papo Cultural discute nesta quinta-feira ligação da ferrovia com o futebol

 

Evento irá abordar os contornos históricos que balizam o surgimento do Rio Claro Futebol Clube. Bate-papo Cultural será realizado às 20 horas desta quinta-feira (18) no Casarão da Cultura. A entrada é franca.

O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro realiza nesta quinta-feira (18) o 112º Bate-papo Cultural que irá discutir a relação entre o Rio Claro Futebol Clube e a Companhia Paulista de Estradas de Ferro. A palestra será ministrada pelo geógrafo Renan Vidal Mina. O evento será realizado às 20 horas no Casarão da Cultura que fica na Avenida 3 esquina com a Rua 7, Centro de Rio Claro. A atividade é aberta ao público e a entrada é gratuita.

A superintendente do Arquivo Público, Mônica Frandi Ferreira, convida toda a comunidade para prestigiar o evento que abre espaço para diálogo com pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento. Os participantes vão receber certificados de participação, além de participar do sorteio de kits. Após a palestra será aberta uma discussão com os presentes sobre o tema do bate-papo.

Geógrafo formado pela Universidade Federal de Alfenas, com parte de seus estudos realizados na Universidade de Vigo (Espanha) e mestrando pela USP, Renan participa de vários grupos de pesquisas sobre o tema. “Serão discutidos os contornos históricos que balizam o surgimento do Rio Claro Futebol Clube”, aponta o pesquisador.

Serão abordados ainda o processo de disseminação do futebol através das linhas férreas, a dependência do clube em relação aos auxílios concedidos pela direção da Companhia Paulista, a inserção gradativa dos comerciantes e filhos de imigrantes italianos na rotina da agremiação e o enfraquecimento do paternalismo da empresa ferroviária.

A trajetória do Rio Claro Futebol Clube também pode ser vista em exposição fotográfica no paço municipal, na Rua 3 entre as Avenidas 3 e 5, região central da cidade. A mostra pode ser conferida até esta sexta-feira (19), em horário comercial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *