Caminhada Cultural abre 1ª Semana Nacional de Arquivos em Rio Claro

 

 

Arquivo Público terá programa especial na próxima semana dentro do calendário de atividades da 1ª Semana Nacional de Arquivos. Comunidade poderá participar de caminhada cultural, bate-papo, palestras e casa aberta.

Rio Claro irá participar da 1ª Semana Nacional de Arquivos que acontece na próxima semana, de 5 a 10 de junho, em todo o país.  Diversas atividades foram programadas pelo Arquivo Público e Histórico “Oscar de Arruda Penteado”. O calendário começa na segunda-feira (5) com “Caminhada Cultural” que será realizada das 19h30 às 21 horas, com saída defronte a Faculdade Asser (Rua 7, 1.193, Centro). Os participantes vão fazer percurso a pé pela área central da cidade. “O objetivo é sensibilizar a comunidade sobre o patrimônio arquitetônico local”, explica a superintendente do Arquivo Público, Mônica Frandi Ferreira. A atividade é gratuita e toda a comunidade está convidada a participar.

A visita será conduzida pelos docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Asser, pelo restaurador da Catedral Metropolitana e do Mosteiro de São Bento em São Paulo, João Rossi, e por representantes do poder público municipal, por meio do Arquivo Público e Histórico e do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura.

A programação continua na terça-feira (6) com bate-papo cultural com o historiador Thiago Amado que irá apresentar seu trabalho sobre o movimento integralista brasileiro. A atividade terá início às 20 horas no Gabinete de Leitura que fica na Avenida 4, 427, Centro. Na quarta-feira (7), a partir das 9 horas, será realizado o evento “Casa Aberta: Conhecendo o APHRC”. “Vamos apresentar as instalações e atividades desenvolvidas pelo Arquivo”, informa Mônica.

A Semana de Arquivos de Rio Claro será encerrada na quinta-feira (8) com apresentação de duas palestras, das 14 às 17 horas, na sede da autarquia localizada no Núcleo Administrativo Municipal (NAM – Rua Dr. Eloy Chaves, 3265, Alto do Santana). Os temas “A gestão documental e o acesso à informação nos municípios paulistas” e “Processo de elaboração da Tabela de Temporalidade de Documentos e os resultados da gestão documental no Estado” serão discutidos pelos técnicos do Arquivo do Estado de São Paulo, Márcio Amêndola de Oliveira e Marcelo Henrique de Assis.

A 1ª Semana Nacional de Arquivos é uma promoção do Arquivo Nacional e Fundação Casa de Rui Barbosa. O evento será realizado na semana em que se celebra o Dia Internacional dos Arquivos, comemorado em 9 de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *