Homenagem a São Cristóvão terá carreata, bênção e missa

 

Além da carreata, haverá bênção dos veículos na Avenida 32 com a Visconde e, no domingo, missa na Igreja Aparecida.

Centenas de pessoas devem participar da 43ª Carreata de São Cristóvão que será realizada neste sábado (29) em Rio Claro. O evento, tradicional na cidade, é uma homenagem ao santo padroeiro dos motoristas e viajantes. A realização é um trabalho conjunto da prefeitura, Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Sindicato dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Rio Claro (Sintrarc).

A concentração de público terá início às 17 horas na Avenida Presidente Kennedy, ao lado do aeroclube. A saída está prevista para as 18 horas. Os condutores vão percorrer a Rua 14 até chegarem à rotatória da Avenida 32 com a Avenida Visconde do Rio Claro, onde haverá a bênção aos motoristas que será concedida pelo padre Renato Luís Andreatto, pároco da Igreja Nossa Senhora de Aparecida.

O padre convida a comunidade para participar da carreata e fazer parte dessa experiência de unidade. Ele explica que a carreata relembra o trabalho itinerante de São Cristóvão que percorria as cidades levando a palavra de Deus para as pessoas recebendo ajuda das comunidades por onde passava. Na carreata, os motoristas pedem a intercessão de São Cristóvão para proteger os caminhos. “Os motoristas benzem os carros porque não sabem o que pode acontecer no trajeto e no destino”, esclarece Andreatto. Por isso, o pároco reforça a importância dos motoristas obedecerem as leis de trânsito e os limites de velocidade, inclusive durante a carreata.

Esse alerta é reforçado pelo diretor municipal de Mobilidade Urbana, Adilson Marques. “Obedecer a sinalização de trânsito é importante para evitar acidentes, visto que haverá um grande número de veículos e pessoas participando da carreata”, comenta Marques. De acordo com ele, a orientação do trânsito será feita pela Guarda Civil Municipal.

“A Carreata de São Cristóvão não é uma festa do sindicato e dos devotos e sim da comunidade de Rio Claro”, comenta Gilvon Barbosa, primeiro vice-presidente do Sintrarc. Segundo ele, o evento é de suma importância para o sindicato porque faz parte de sua história.

Além da carreata, os fiéis e devotos de São Cristóvão também poderão participar da missa em homenagem ao santo que será realizada domingo (30), às 9 horas, na Igreja Nossa Senhora de Aparecida. A estimativa é de que 800 pessoas participem da missa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *