Itapé ganha geladeira com 200 livros

 

Pequena biblioteca funciona em geladeiras usadas deixadas em locais de fácil acesso.

Agora os moradores do bairro rural de Itapé, em Rio Claro, tem importante opção de acesso à literatura. No dia 30 foi enviada para o bairro uma geladeira com 200 livros que ao invés de refrescar alimentos, tem como objetivo nutrir conhecimento.

A ação está inserida no Projeto Livro Livre – Refresque Suas Ideias, que consiste em uma pequena biblioteca que funciona em geladeiras usadas deixadas ao alcance da população. A iniciativa faz parte do Sistema Municipal de Bibliotecas da Secretaria de Cultura.

O objetivo é descentralizar o acesso à literatura como forma de estímulo à leitura em lugares com pouco acesso a bibliotecas. Itapé, área rural de Rio Claro, não possuía biblioteca e por isso contava apenas com iniciativas da comunidade para difundir o hábito da leitura. Assim, a geladeira possibilita nutrir uma ação ainda pouco desenvolvida no local.

A geladeira ficará na estação de Itapé e as pessoas podem retirar e doar livros sem que haja a necessidade de um cadastro formal com qualquer biblioteca. Para personalizar o novo equipamento, a decoração foi providenciada em oficina realizada com moradores locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *