Autoridades destacam integração das forças de segurança para diminuir a criminalidade

 

Integração dos órgãos de segurança e aproximação da polícia com a comunidade foram destaque nos discursos durante solenidade da troca de comando do batalhão da Polícia Militar na quinta-feira (27). Tenente-coronel Márcio Silveira Franco é o novo comandante local da PM.

A Polícia Militar realizou pela primeira vez em Rio Claro a troca de comando do batalhão em praça pública. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, participou da solenidade realizada quinta-feira (27), na Praça da Liberdade, e destacou os resultados positivos que a nova dinâmica do setor de segurança vem obtendo no município.

“A sintonia das forças de segurança é uma realidade em Rio Claro com a parceria entre a Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil”, salientou, apontando que desde o início do ano houve redução dos índices de criminalidade, beneficiando a comunidade com o aumento da sensação de segurança. “Tudo converge para que a segurança de Rio Claro melhore”, assinalou o deputado estadual Aldo Demarchi ao pontuar o alinhamento e a sintonia entre as forças de segurança no município.

O coronel Lideraldo da Silva, que entrou para a reserva, passou o comando do 37º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior) de Rio Claro para o tenente-coronel Márcio Silveira Franco. “É uma grata satisfação passar o comando a um policial que desempenhou com galhardia todas as funções por onde passou. Tenho certeza que cuidará bem de Rio Claro e das cidades da região”, declarou Silva.

O novo comandante do batalhão destacou a importância da cerimônia, que representa a realização de um sonho. “Todo cadete sonha em ser comandante de batalhão”, disse Silveira. O tenente-coronel anunciou alguns números sobre a produtividade da Polícia Militar de Rio Claro que atendeu 24.810 ocorrências em 2016, recuperou 597 veículos, efetuou 632 prisões em flagrante e 323 por ordem judicial, entre outras ações. Silveira informou ainda que seu comando será pautado por quatro eixos: transparência, polícia comunitária, ampliação da vertente operacional e excelência nas ações.

O prefeito Juninho também agradeceu o apoio dado a Rio Claro pelo ex-comandante do Comando de Policiamento do Interior de Piracicaba (CPI 9), coronel Érico Hammerschmidt Junior, que irá assumir o comando do CPI-2 de Campinas. Juninho solicitou ao novo comandante do CPI-9, Lourival da Silva Júnior, que continue a olhar para Rio Claro com carinho dando continuidade aos projetos em andamento como a instalação de uma base da PM na antiga estação ferroviária.

Silva Júnior destacou a queda nos índices de criminalidade na região no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. “É um bom sinal, que demonstra que a gestão está no caminho certo”, afirmou, salientando que garantir a segurança da população deve ser um trabalho integrado.

A solenidade de troca de comando teve revista da tropa e desfile de policiais e viaturas ao som da banda do CPI-2. Também participaram da cerimônia o Procurador Geral do Município, Rodrigo Ragghiante; os secretários municipais Emilio Cerri (Agricultura) e Érica Belomi (Assistência Social); a superintendente do Arquivo Municipal, Mônica Frandi Ferreira; o presidente da Câmara Municipal, André Godoy; e os vereadores Geraldo Voluntário, Val Demarchi e Carol Gomes; além de outras autoridades civis e militares de Rio Claro e região.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *