Curso de aplicações táticas termina hoje

 

Aula teórica foi realizada na sede da GCM e as aulas práticas ocorrem na antiga Unesp do bairro Santana.

Termina nesta sexta-feira (23) o curso de Aplicações Táticas que reúne representantes de guardas civis de 12 municípios em Rio Claro. A atividade está sendo desenvolvida em área da antiga Unesp Santana. “A cidade vive um momento novo, com mais segurança, e esse evento em Rio Claro é um reflexo dos avanços que estamos conquistando no setor”, comentou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, durante a abertura do curso na quinta-feira (22), na sede da Guarda Municipal de Rio Claro.

O Curso de Aplicações Táticas está sendo ministrado pelo Centro Técnico de Táticas Especiais em Combate (CTTEC) de Itu. Ao todo quarenta profissionais entre guardas civis municipais de 12 municípios, delegados de polícia e integrantes da Marinha participam do treinamento. “O aperfeiçoamento constante é vital para que as forças de segurança desenvolvam seu trabalho com excelência”, diz o vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba.

A solenidade de abertura do curso contou com a presença do diretor de Segurança, Luiz Alberto Irikura, do comandante da Guarda Civil Municipal, Luis Fernando de Godoy, e do delegado da Polícia Civil, Carlos Alberto Schio.

Um dos idealizadores da atividade em Rio Claro, o guarda civil Palma, ressaltou que o treinamento foi um pedido dos membros da corporação. “Esta foi uma iniciativa para que pudéssemos nos aperfeiçoar em novas táticas”, esclarece Palma. Durante a inscrição dos participantes foram arrecadados 480 litros de leite, doados ao Fundo Social de Solidariedade.

O curso inclui teoria dinâmica e planejamento de patrulha, conduta de patrulha, exercícios de contra-emboscada e intervenção noturna. Os participantes passaram por situações de risco e de confronto e por testes de conhecimento e de habilidades com o objetivo de aperfeiçoarem as ações de trabalho no dia a dia. Os exercícios teóricos e práticos são feitos com a utilização de armas de paintball.

Participam do curso guardas civis municipais de Rio Claro, Araras, Santa Gertrudes, Limeira, Santa Bárbara D’Oeste, São Pedro, Águas de São Pedro, Itu, Leme, Americana, Serrana e Santos, além delegados de polícia e representantes da Marinha do Brasil. Ao final do treinamento serão entregues certificados de participação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *