Cão Áthila da GCM de Rio Claro é campeão brasileiro de faro de entorpecentes

Em apenas um minuto e 43 segundos, o cão de faro Áthila localizou os entorpecentes e estabeleceu um novo recorde na competição.

O canil da Guarda Civil Municipal de Rio Claro representado pelos guardas municipais Henrique, Edison, Aguiar, Ritter e De Souza com os cães de faro Áthila e Thor, conquistaram o título de detecção de entorpecentes no sábado (29) no 9º Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Municipais, realizado na cidade de Sumaré com a participação de 28 equipes. O GCM Palma participou como membro da comissão organizadora do evento.

As provas disputadas no torneio foram de proteção, cujo um dos objetivos é de revistar esconderijos, vigiar e latir e impedimento de fuga. Já na prova de detecção, o cão deve localizar os entorpecentes em menor tempo possível. Nesta modalidade de faro o cão Áthila da raça pastor belga malinois, de apenas dois anos, ficou em primeiro lugar com o tempo de um minuto e 43 segundos, estabelecendo um novo recorde na competição. Em segundo lugar ficou a GCM de Jundiaí com o tempo de dois minutos e 36 segundos, seguido pela GCM de Itapevi. O tempo máximo é de cinco minutos.

O secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, exalta a importância da conquista obtida pelo cão e pelos guardas municipais. “Esse prêmio mostra que os treinamentos que realizamos com os cães de faro no Lago Azul estão dando resultados positivos”. O GCM Palma, coordenador do canil, diz que além do trabalho de localização de drogas, também é realizado trabalhos social e educativo com os cães.

Ao término da competição, o canil da Guarda Civil Municipal aposentou o cão de faro Thor, após oito anos prestando serviços à guarnição. O próximo campeonato acontece em 2018 na cidade de Diadema.

Participaram do evento, equipes das cidades de São Caetano, Americana, Indaiatuba, Diadema, Campinas, Itu, Santana de Parnaíba, São Paulo, Santa Bárbara D’Oeste, Cabreúva, Ferraz de Vasconcelos, Capivari, Itaquaquecetuba, Suzano, Jundiaí, Itapevi, Leme, Praia Grande, Guarulhos, Cosmópolis, Nova Odessa, Monte Mor, Barueri, Rio Claro e Bragança Paulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *