Aldo defende ética e cidadania na grade curricular

O deputado Aldo Demarchi (DEM) esteve reunido nesta terça-feira (27) com a presidente do Conselho Estadual de Educação, professora Bernadete Angelina Gatti, para discutir o Projeto de Lei 1311/2007, que inclui na grade curricular do ensino médio das redes pública e privada a disciplina “Estado, Ética e Cidadania”. Já aprovada pelas comissões de Constituição e Justiça, de Educação e de Finanças e Orçamento, a proposta está pronta para ser votada em plenário. “A professora Bernandete também acredita na necessidade de matéria específica para abordar esses temas, mas observou que as mudanças na grade curricular são atribuições específicas do Conselho Nacional de Educação”, declarou o deputado após a reunião, do qual participou ainda Edinilson Vicente, Técnico Legislativo da Assembleia.
Segundo Aldo Demarchi, diante dessa informação, ele vai levar o assunto ao ministro da Educação, Mendonça Filho. “Ele e eu somos do mesmo partido, o que deverá agilizar a colocação dessa importante questão na pauta do CNE”, disse o deputado.
Na justificativa do projeto em tramitação na Assembleia, Demarchi argumenta que, para o exercício da cidadania e consolidação da democracia, “é indispensável que os alunos que estão perto de se tornarem eleitores saibam escolher seus representantes políticos e ter conhecimento de como funcionam os órgãos onde eles trabalham e quais são suas atribuições e competências. Por outro lado, também é necessário que esses alunos conheçam seus direitos e deveres, bem como saibam discernir sobre a ética na política e nos meios de comunicação.”
Para o deputado, “outro tema que a escola deve apresentar à sua clientela é a ética ambiental, por intermédio da discussão de problemas tão importantes como a possibilidade do desenvolvimento sustentável, o aquecimento global e o comportamento dos cidadãos diante desse contexto.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *