Prefeitos apostam em cooperação regional na solução de problemas

Os municípios de Analândia, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Rio Claro e Santa Gertrudes pretendem estabelecer uma cooperação mútua para resolução de problemas e busca de recursos nos governos estadual e federal.

Problemas comuns entre municípios da microrregião de Rio Claro poderão ser resolvidos a partir de parcerias entre as prefeituras. Esta cooperação mútua foi discutida na reunião de terça-feira (28), em Rio Claro, quando o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antônio Bellagamba, receberam os prefeitos dos demais municípios da microrregião.

Com o prefeito de Ipeúna, José Antônio de Campos – o Zé Banana, Juninho discutiu o conserto da ponte do bairro Quilombo, na divisa das duas cidades e que caiu há anos. O prefeito de Analândia, Jairo Mascia, frisou a importância da iniciativa dos municípios de trabalhar em cooperação. “Temos que fazer uma pauta curta e objetiva que possa ser pleiteada em nome de todas as cidades”, disse. Também participou da reunião o vereador de Ipeúna Adilson Rodrigues da Silva, o Adilson do Portal.

O objetivo do encontro foi unir forças e elaborar uma pauta conjunta de reivindicações para ser apresentada aos governos estadual e federal. “As cidades são diferentes, mas enfrentam problemas parecidos e temos que trabalhar juntos para fortalecer nossos pleitos”, comenta Juninho.

Da reunião participaram os municípios de Analândia, Cordeirópolis, Ipeúna e Santa Gertrudes. O prefeito de Corumbataí, Leandro Martinez, não pode comparecer, mas apóia a ideia de cooperação regional. Juntas, essas cidades somam quase 270 mil habitantes, segundo estimativa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “Temos que trabalhar em parceria e juntos reivindicar melhorias para nossas cidades”, destacou o vice-prefeito Bellagamba.

Vários assuntos foram discutidos, como saúde, segurança e a situação das estradas rurais na região. Com relação à saúde, José Adinan Ortolan, prefeito de Cordeirópolis, falou da experiência do seu município que aderiu ao Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas (Cismetro). “Estamos obtendo resultados positivos com o serviço”, disse Ortolan. Santa Gertrudes também aderiu ao consórcio, assim como Artur Nogueira, Cosmópolis, Holambra e Paulínia.

O secretário de Habitação de Santa Gertrudes, Paulo Zemuner, representou o prefeito Rogério Pascon na reunião. “Tem que ter união. É importante que a iniciativa tenha partido de Rio Claro que, por ser maior, pode puxar as cidades pequenas”, destaca Zemuner lembrando que fato parecido ocorreu na Região Metropolitana de Campinas que, por meio da união dos municípios, conseguiu alavancar seu desenvolvimento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *