Pesquisa desenvolvida na Unesp trabalha novo método para estimar contaminação da água

A pesquisa de doutorado em Geociências e Meio Ambiente do IGCE/UNESP, Câmpus Rio Claro trabalha no conceito “Água Sustentável”, um novo método para avaliar a contaminação da água por atividades humanas através do volume de água afetado e a massa de contaminantes gerada nas ações industriais, domésticas e agrícolas. Esta semana o trabalho foi apresentado no Canadá.

A doutoranda Bruna Camargo Soldera orientada pelo professor do Programa de Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente do IGCE/UNESP, Prof° Dr. Everton de Oliveira, teve como área de estudos os rios das Bacias Hidrográficas Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), e com os dados originou o método que demonstra o impacto ao sistema hídrico pelo “máximo volume de água que poderia ser potencialmente impactado pelas mais variadas atividades humanas”, afirma Bruna.

Os resíduos que as ações industriais e outros setores produzem são hidrocarbonetos, compostos que prejudicam as águas subterrâneas. Para remediar o solo também afetado pelos resíduos, é importante saber o grau de impacto e a Água Sustentável (potencial de água afetada) gerada nesse processo.

Água Sustentável no Canadá

Essa pesquisa vem sendo realizada no Laboratório de Estudos de Bacias (LEBAC) e fez parte das palestras do ‘The 12th Hydrocarbon Summit Transport, Fate and Remediation of Hydrocarbons in the Subsurface’, na Universidade de Waterloo, Canadá, que ocorreram nos dias 19 e 20.

Para Bruna, é importante a apresentação no Canadá para mostrar que há estudos sobre o assunto no Brasil e motivar pesquisadores a aprofundarem na pesquisa, além de “uma chance de buscarmos parcerias com excelentes profissionais”, acrescenta.

Sobre Bruna Soldeira: Licenciatura e bacharel em Geografia (2011) pela UNESP, Câmpus de Ourinhos; Mestre em Agronomia (2013) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, Campus de Botucatu; Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente do IGCE/UNESP, Câmpus de Rio Claro. Editora da Revista Águas Subterrânea pertencente à Associação Brasileira de Águas Subterrânea (ABAS) https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas, editora da Revista Holos Environment (https://www.cea-unesp.org.br/holos), administradora do site www.lebac.org.br e das páginas LEBAC e Água Sustentável. Contato da pequisadora: brusoldera@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *