Governo federal vai fechar Farmácia Popular da Avenida 2

 

Rio Claro também não terá mais a Farmácia Popular, que é mantida pelo governo federal e funciona na Avenida 2 entre as ruas 3 e 4. O serviço funcionará somente até o final deste mês de julho, conforme lista divulgada no Diário Oficial da União na segunda-feira (3).

“Mais uma vez, o município, que já tem grandes dificuldades financeiras, é penalizado, pois terá que se desdobrar para suprir a lacuna que se abre com o fechamento da Farmácia Popular”, lamenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “A Farmácia Popular deveria continuar funcionando, pois é para atender principalmente quem mais precisa”, afirmou.

As unidades do programa Farmácia Popular vão fechar as portas por falta de repasses do governo federal. Em março o Ministério da Saúde já havia anunciado que não irá mais transferir os recursos aos municípios.

O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, ressalta que o município de Rio Claro adotou medida oposta ao do governo federal. “No início do ano, abrimos duas farmácias para atender a comunidade aos sábados, domingos e feriados, com o programa Farmácia Todo Dia”, lembrou.

O programa Farmácia Popular continuará funcionando somente nas drogarias particulares com o nome de “Aqui Tem Farmácia Popular”. Em Rio Claro, cerca de 50 drogarias participam do programa, com o fornecimento de 38 tipos de medicamentos.

A Fundação de Saúde de Rio Claro estuda a viabilidade de disponibilizar alguns desses medicamentos também na sua rde pública de farmácias.

Também está em análise por parte da equipe técnica da Fundação a instalação de uma farmácia de distribuição gratuita de medicamentos de alto custo no lugar da Farmácia Popular, a exemplo da que hoje existe no Cead (Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *